Dúvidas

CLAP Varizes

Varizes são veias doentes, elas perdem a capacidade de realizar o seu trabalho corretamente (o retorno do sangue até o coração) e por isso muitas vezes desencadeiam sintomas como dor, peso e cansaço nas pernas, além do sintomas clínicos. Elas também podem causar desconforto estético interferindo na qualidade de vida do paciente.

Muitos pacientes sofrem com peso e dores nas pernas e, se não tratadas, algumas varizes podem levar a úlceras na perna.

Melhora da qualidade de vida através da redução de sintomas , melhora estética e redução de chance de complicações como úlceras.

Através de uma abordagem individualizada, uma vez compreendido de forma bem clara como que o problema está causando desconforto, alinhamos um plano de tratamento individualizado que pode incluir desde mudanças de hábitos de vida (maior prática de atividades físicas e reeducação alimentar), passando por uma terapia de compressão adequada e inclusive procedimentos como o tratamento com laser.

O laser é um grande aliado no tratamento das varizes, a técnica na maioria das vezes é associada a outros tratamentos, em especial a escleroterapia ampliada, desta forma garantimos uma otimização dos resultados.

NÃO. Para se obter resultados satisfatórios e duradouros, é muito importante que exista um plano de tratamento adequado, onde médico e paciente criam um vínculo e uma responsabilidade mútua no processo.

Assim como pressão alta e diabetes, as varizes são doenças crônicas e dentro deste contexto, devem ser acompanhadas durante toda a vida. Um bom tratamento deve incluir uma manutenção anual para garantir o controle da doença.

História familiar é um dos grandes fatores de risco para varizes, mas não necessariamente é obrigatório que quem tem historia na familia também tenha. Fatores como gestação e obesidade também interferem bastante, além do que o fator idade, ou seja, quanto mais anos de vida a pessoa tem, maior a chance de aparecimento de varizes.

NÃO. As telangiectasias (ou vasinhos) podem aumentar de quantidade, mas não se transformam em varizes.

São veias doentes que têm relação direta com os vasinhos, a sua identificação correta e tratamento fazem parte dos pilares de um bom tratamento de varizes.

Existem algumas alternativas como laser e espuma para os pacientes que não desejam se submeter a procedimentos cirúrgicos.

Utilizamos o resfriador de pele, a musicoterapia e medicações no consultório para tornar o tratamento mais confortável.

Em alguns casos após planejarmos o tratamento podemos iniciar no mesmo dia.

O tempo de repouso está relacionado com a técnica a ser utilizada. Laser , espuma e escleroterapia não necessitam de repouso, microcirurgia e tratamento de safena com termoablação variam de 1 a 2 dias, cirurgia convencional da safena de 3 a 7 dias.

Hidratação da pele e utilização de meias e medicações prescritas, quando necessário.

Devemos evitar a exposição direta ao sol enquanto houver roxos na pele, habitualmente eles desaparecem após 2 a 3 semanas.

O risco de mancha depende do tipo de veia, da profundidade, do tipo de pele e da sua tendência natural a desenvolver manchas. Avaliamos a melhor técnica para diminuir este risco.

O valor do tratamento é definido após sua avaliação. Essa avaliação dura em média 1 hora, quando é realizado o exame de duplex scan e a realidade aumentada, para definirmos qual o melhor tratamento para seu caso.

Fique atento se você apresentar um dos sintomas abaixo: veias visíveis na pele, veias dilatadas e tortuosas, vasinhos azulados ou avermelhados.  Dor, peso, cansaço, queimação ou inchaço nas pernas, que pioram no final do dia e melhoram com a elevação das pernas.